quinta-feira, 12 de junho de 2008

Textos para leitura referentes ao 4º Fórum

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8 comentários:

Professora roberta disse...

Caros companheiros e companheiras, o texto PROFISSÃO Professor, nos proporciona alguns questionamentos:

1- O professor na sociedade contemporânea, não é mais um simples instrumento de passar conhecimento.Ela assume o papel de co- autor do acontecimento na sala de aula. Este discurso é pertinente , porém requer algumas observações: se nós professores temos também como função uma participação efetiva na vida dos alunos, que apoio o professor recebe para resolver as suas angustias e tristezas?? Pois para ajudarmos os outros, precisamos de uma paz interior. Será que nós professores temos esta paz por completo? O discurso da sociedade neoliberal que quer uma educação neoliberal, sempre passa para o professor este papel de total missionário dos problemas da educação, lógico temos nossa responsabilidade, mas não podemos deixar nossos sonhos se calarem, o brilho nos olhos não pode apagar. Precisamos de uma educação que valorize realmente o professor, como profissional e como ser humano.Só assim conseguiremos iniciar um processo de mudança na sociedade, que sem dúvida alguma, acredito, começa na educação. Roberta

Unknown disse...

Os aspectos descritos no texto estão realmente fazendo parte do cotidiano da sala de aula atualmente. Indisciplina, falta de interesse, falta de compromisso, desorganização, entre outros são alguns aspectos que temos que direcionar no dia-a-dia, afim de conseguir caminhar e conciliar ensino e aprendizagem. Não creio que se possa eleger o grande "vilão", ou culpado pelo desinteresse cada vez maior dos alunos pelos estudos. Mas acredito que o que acontece é que as espectativas sociais, tais como o sustento da família, a própria formação familiar, onde a maioria das mães tem que sair para garantir o sustento dos filhos, faz com que a participação na vida familiar dos filhos fica relevada a segundo plano. Nós que somos professores, profissionais que saimos cedo de casa, as vezes enfrentamos duas ou três jornadas de trabalho, sentimos na pele esse desinteresse, quando nossos filhos chegam para nos contar as novidades do seu dia-a-dia. Mas temos uma vantagem sobre algumas passoas, temos o compromisso, e isso faz com que paremos para escuta-los. Devemos sempre acreditar numa perspectiva de mudança, observando sempre que se começa a formar alguns hábitos em sala de aula. Começe a observar, no início do ano poucos entregam a tarefa pronta no dia certo, mas se você insistir em corrigir coletivamente poucos deixaram de fazer a tarefa pois sempre querem participar das discussões e correções e com isso mais um compromisso será selado por professor e aluno em sala de aula.

Unknown disse...

Pequenos atos,ou gestos podem fazer a diferença no cotidiano na sala de aula.Porque, o professor precisa renovar dia após dia o pensar, o agir, para que o ambiente escolar seja harmonioso e encadeador de energias positivas inferindo no aprendizado do aluno.

Larissa Beatriz Caetano disse...

Não acredito que a mudança na postura do professor seja fácil, mas acho que se conseguirmos através de proximidade e afetividade "conquistar" nossos alunos, não teriamos tantos problemas com indisciplina, desmotivação e falta de compromisso.

Unknown disse...

Oiê!!!!
Depois de ler o texto e pensar em minhas práticas posso perceber que realmente devemos interagir mais com a familia de nossos educandos, pois só assim podemos ter o apoio necessário e atingir nossos objetivos de forma satisfatória, mas será que todos os professores atuais pensam assim? ou será que alguns apenas relegam a culpa à falta da familia no processo e assim se despem das culpas que possa vir a ter?

Unknown disse...

Comandar uma sala de aula não é tarefa fácil. O professor deixou de ser um simples mediador de conhecimento, passando a ser o principal formador de cidadãos praparados para viver em uma sociedade extremamente moderna e competitiva. Hoje mais do que nunca o professor precisa amar muito sua profissão, pois os desafios estão cada vez mais difíceis e nossos alunos precisam da nossa afetividade e preocupação. Coisas que muitos deles não encontram em suas casas.
E aí vai uma pergunta: Será que estamos emocionalmente preparados para enfrentar essas dificuldades e ajudar nossos alunos carentes? Viviane

Unknown disse...

Acreditar no amanhã,nos possibilita,coordenar nossas ações,nossos sentimentos,para que possamos levar para a sala de aula,confiança,segurança e que a nossa prática pedagógica seja envolvida de harmonia e que possa ser refletida aos nossos alunos,proporcionado condições satifatorias de crescimento pessoal.

18 de Junho de 2008 12:42

Unknown disse...

Muitos encontram na indisciplina a maior dificuldade para o bom desempenho de suas funções. A disciplina exige limites. Dar limites é fazer o aluno compreender que os seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros; dizer “sim” sempre que possível, e “não” sempre que necessário; ensinar que cada direito corresponde a um dever. Não havendo limites a seu querer, o aluno tende a desenvolver um quadro de dificuldades que vai se instalando passo a passo: descontrole emocional, histeria, ataques de raiva, a não aceitação de limites (quando são impostos), desrespeito aos pais, colegas e professores. Portanto, impor limites é importante.
Não podemos nos esquecer que é só dando aos alunos responsabilidade e estabelecendo limites claros e sensatos é que se poderá ajudá-los a se tornarem aptos para assumirem suas vidas, mesmo em meio às dificuldades que terão pela frente.
Beijinhos
Aléxia