Já li os dois textos do terceiro forum e no "O Ensino não é mais o mesmo" do Perrenoud, ele reflete sobre o professor que sonhamos ser com o professor que somos hoje. Ser professor é um desafio e só quem é forte e corajoso para encarar estes dilemas, deve continuar nesta profissão.
Ao ler os textos, fui remetida ao que já tenho comigo: nós professores, ao ministrarmos uma aula, devemos ter em mente dois aspctos: gostaria de receber a aula que estou ministrando? Sou o professor que gostaria de ter? Só assim estaremos refletindo e buscando inovar sempre! E é justamente nessas reflexões que devemos parar e analisar se realmente temos perfil para "educar"!
Lendo os textos me fixei em uma parte em especial " o prazer de ensinar não se dá sem competências ou sem uma identidade assumida..." Isso nos remete sempre a Paulo Freire que salienta que o educar em sala de aula é um ato político e que o educador além dos conteúdos transmite aos alunos ética, valores morais, postura coerente, legitimando o seu ponto de vista diante dos fatos sociais discutidos em sala. Durante toda a minha vida escolar tive professores que me marcaram, tanto positivamente, quanto negativamente e baseando-me em ambos procuro fazer a diferença para que meu aluno.
O professor tem que desenvolver suas habilidades e competências, para melhor enfrentar os problemas que surgem no dia a dia. Sabemos que vários fatores faz com que a sociedade mude e a escola tem que acompanhar estas evoluções, para melhor atender sua clientela.
A partir dos dois textos lidos, podemos perceber a importância de adequarmos as necessidades reais de nossos alunos às práticas docentes do dia a dia, acreditando na educação como fator de mudanças sociais imprescindíveis para o real desenvolvimento da cidadania."Afinal, a escolaridade só tem sentido se o essencial do que nela se aprende, possa ser investido fora dela, paralelamente ou mais tarde."(PhilippePerrenoud).
Gostei da leitura dos dois textos, porque eles falam de mudanças, inovações na educação reforçando a necessidade de buscar novas práticas pedagógicas para inserir o aluno em um campo de experiências proporcionando uma pluralidade de conhecimentos culturais,sociais, educacionais, politicos e éticos.
PROFESSORA ANA TERESA DISSE... COLOCO ALGUMAS QUESTÕES QUE CONSIDERO CONCLUSIVAS PARA A REFLEXÃO FINAL DO FORUM III, APÓS LEITURAS E DEBATE: -O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊS A PROPOSTA DO PDE ESCOLA , COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO? -QUAIS OS IMPACTOS ,ESPERADOS PELA EQUIPE,DA FCS NO PROCESSO ENSINI-APRENDIZAGEM? -DE QUE MANEIRA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REPERCUTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COTIDIANA DO PROFESSOR? -VOCÊS ACREDITAM QUE O ENFOQUE DADO A FCS ARTINGIRÁ OS CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR (ENSINO-APRENDIZAGEM/GESTÃO DE RESULTADOS)PROPOSTOS NO PDE ESCOLA?DE QUE MANEIRA? -EM QUAIS ASPECTOS O IQSA CONTRIBUI COM SUA GESTÃO DA SALA DE AULA?
Acredito que o ser humano possui capacidades, habilidades e talentos diferenciados, portanto, é preciso saber descobrir ou mesmo, criar oportunidades para que floresçam de uma forma tranquila todas essas capacidades existenciais do homem. E partindo daí o trabalho pedagógico, tornara mais oportuno, propiciando uma interação entre sugeito e ação
Os dois textos me fez pensar: A situação atual que vivenciamos, é necessário uma re-construção do pensar, do agir, do ensinar, do buscar,novas práticas pedagógicas, que levam à integração de conteúdos que visem a construção da reflexão crítica do aluno. Somente neste sentido que obteremos cidadãos verdadeiramente conscientes e participativos.
O texto nos proporciona uma ótima reflexão acerca da prática das competências e habilidades no contexto escolar e nos proporciona uma reflexão de nossas práticas diárias. Roberta
Após a leitura dos textos e a fala dos Professores Otaviano e Maria Rita pude perceber uma nova visão na postura do professor em sala de aula. A fala da Ana Teresa foi muito viavel , fazendo com que nos professores refletissemos quato ao nosso trabalho que está sendo realizado na Escola.
Ao ler os dois textos, e após ouvir vários comentários;me fêz refletir ainda mais sobre tudo que acredito e vivencio no meu dia a dia.Que o professor não é só aquele que tem o diploma..é aquele que dá as suas experiências, os seus fracassos, as suas vitórias.,aquele que passa o sentimento do bom o que já passou..no mundo das modernidades, sabemos que ainda temos pessoas morrendo de fome, você já sentiu o estomango roncando, você já viu o seu pai bebado espancando sua mãe, o seu irmão menor,seu pai tendo relações sexuais com sua irmã? o dependende de drogas louco sem o produto que o faz se sentir gente.Aquele aluno que já foi na escola levando os seus matérias numa sacola de plástico,com o estomago vázio pois em casa não tinha o que comer...E SÃO ESSAS PESSOAS QUE SÃO OS VERDADEIROS PROFESSORES DA VIDA REAL.Por que eles não estão lendo nas páginas de livros, eles estão sentindo na pele, como disse o Professor Otaviano, com os pés no chão, que não precisa de equipamentos, vídeos para mostrar e ensinar o que a vida tem. ME admira alguns professore como a Marcinha do pré. ao levar os seus alunos para verem os mandaruvar da escola, a transformarem em borboletas que não precisou de nenhum equipameto e sim observou na propria natureza.Olha amigos, mas ainda eu admiro a Aninha nossa diretora, quando ela disse que temos que ser atores, mas atores de verdade ir no fundo e buscar o papel verdadeiro do educador com conteúdos com vontade e não com vantagens...Tenho muito mais a falar só que agora é a hora preferida dos meus alunos, que é o recreio com almoço e tudo e eu faço parte dele. Beijinhos.Romilda
Acreditar no amanhã,nos possibilita,coordenar nossas ações,nossos sentimentos,para que possamos levar para a sala de aula,confiança,segurança e que a nossa prática pedagógica seja envolvida de harmonia e que possa ser refletida aos nossos alunos,proporcionado condições satifatorias de crescimento pessoal.
AO LER OS TEXTOS PERCIBI A IMPORTÃNCIA DE SER UM PROFESSOR DESAFIADOR. O COMENTÁRIO DA SUPERVISORA ALÉXIA VEIO AO ENCONTRO DO QUE REALMENTE EU PENSO "SE O QUE A AULA QUE ESTOU MINISTRANDO ESTÁ ATENDO AS NECESSIDADES DOS MEUS ALUNOS"
14 comentários:
Já li os dois textos do terceiro forum e no "O Ensino não é mais o mesmo" do Perrenoud, ele reflete sobre o professor que sonhamos ser com o professor que somos hoje. Ser professor é um desafio e só quem é forte e corajoso para encarar estes dilemas, deve continuar nesta profissão.
Ao ler os textos, fui remetida ao que já tenho comigo: nós professores, ao ministrarmos uma aula, devemos ter em mente dois aspctos: gostaria de receber a aula que estou ministrando? Sou o professor que gostaria de ter? Só assim estaremos refletindo e buscando inovar sempre! E é justamente nessas reflexões que devemos parar e analisar se realmente temos perfil para "educar"!
Lendo os textos me fixei em uma parte em especial " o prazer de ensinar não se dá sem competências ou sem uma identidade assumida..." Isso nos remete sempre a Paulo Freire que salienta que o educar em sala de aula é um ato político e que o educador além dos conteúdos transmite aos alunos ética, valores morais, postura coerente, legitimando o seu ponto de vista diante dos fatos sociais discutidos em sala. Durante toda a minha vida escolar tive professores que me marcaram, tanto positivamente, quanto negativamente e baseando-me em ambos procuro fazer a diferença para que meu aluno.
O professor tem que desenvolver suas habilidades e competências, para melhor enfrentar os problemas que surgem no dia a dia. Sabemos que vários fatores faz com que a sociedade mude e a escola tem que acompanhar estas evoluções, para melhor atender sua clientela.
A partir dos dois textos lidos, podemos perceber a importância de adequarmos as necessidades reais de nossos alunos às práticas docentes do dia a dia, acreditando na educação como fator de mudanças sociais imprescindíveis para o real desenvolvimento da cidadania."Afinal, a escolaridade só tem sentido se o essencial do que nela se aprende, possa ser investido fora dela, paralelamente ou mais tarde."(PhilippePerrenoud).
Gostei da leitura dos dois textos, porque eles falam de mudanças, inovações na educação reforçando a necessidade de buscar novas práticas pedagógicas para inserir o aluno em um campo de experiências proporcionando uma pluralidade de conhecimentos culturais,sociais, educacionais, politicos e éticos.
PROFESSORA ANA TERESA DISSE...
COLOCO ALGUMAS QUESTÕES QUE CONSIDERO CONCLUSIVAS PARA A REFLEXÃO FINAL DO FORUM III, APÓS LEITURAS E DEBATE:
-O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊS A PROPOSTA DO PDE ESCOLA , COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO?
-QUAIS OS IMPACTOS ,ESPERADOS PELA EQUIPE,DA FCS NO PROCESSO ENSINI-APRENDIZAGEM?
-DE QUE MANEIRA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REPERCUTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COTIDIANA DO PROFESSOR?
-VOCÊS ACREDITAM QUE O ENFOQUE DADO A FCS ARTINGIRÁ OS CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR (ENSINO-APRENDIZAGEM/GESTÃO DE RESULTADOS)PROPOSTOS NO PDE ESCOLA?DE QUE MANEIRA?
-EM QUAIS ASPECTOS O IQSA CONTRIBUI COM SUA GESTÃO DA SALA DE AULA?
Acredito que o ser humano possui capacidades, habilidades e talentos diferenciados, portanto, é preciso saber descobrir ou mesmo,
criar oportunidades para que floresçam de uma forma tranquila
todas essas capacidades existenciais do homem.
E partindo daí o trabalho pedagógico, tornara mais oportuno, propiciando uma interação entre
sugeito e ação
Os dois textos me fez pensar:
A situação atual que vivenciamos, é
necessário uma re-construção do pensar, do agir,
do ensinar, do buscar,novas práticas pedagógicas,
que levam à integração de conteúdos
que visem a construção da reflexão
crítica do aluno. Somente neste sentido que obteremos
cidadãos verdadeiramente conscientes e participativos.
O texto nos proporciona uma ótima reflexão acerca da prática das competências e habilidades no contexto escolar e nos proporciona uma reflexão de nossas práticas diárias.
Roberta
Após a leitura dos textos e a fala dos Professores Otaviano e Maria Rita pude perceber uma nova visão na postura do professor em sala de aula. A fala da Ana Teresa foi muito viavel , fazendo com que nos professores refletissemos quato ao nosso trabalho que está sendo realizado na Escola.
Ao ler os dois textos, e após ouvir vários comentários;me fêz refletir ainda mais sobre tudo que acredito e vivencio no meu dia a dia.Que o professor não é só aquele que tem o diploma..é aquele que dá as suas experiências, os seus fracassos, as suas vitórias.,aquele que passa o sentimento do bom o que já passou..no mundo das modernidades, sabemos que ainda temos pessoas morrendo de fome, você já sentiu o estomango roncando, você já viu o seu pai bebado espancando sua mãe, o seu irmão menor,seu pai tendo relações sexuais com sua irmã? o dependende de drogas louco sem o produto que o faz se sentir gente.Aquele aluno que já foi na escola levando os seus matérias numa sacola de plástico,com o estomago vázio pois em casa não tinha o que comer...E SÃO ESSAS PESSOAS QUE SÃO OS VERDADEIROS PROFESSORES DA VIDA REAL.Por que eles não estão lendo nas páginas de livros, eles estão sentindo na pele, como disse o Professor Otaviano, com os pés no chão, que não precisa de equipamentos, vídeos para mostrar e ensinar o que a vida tem. ME admira alguns professore como a Marcinha do pré. ao levar os seus alunos para verem os mandaruvar da escola, a transformarem em borboletas que não precisou de nenhum equipameto e sim observou na propria natureza.Olha amigos, mas ainda eu admiro a Aninha nossa diretora, quando ela disse que temos que ser atores, mas atores de verdade ir no fundo e buscar o papel verdadeiro do educador com conteúdos com vontade e não com vantagens...Tenho muito mais a falar só que agora é a hora preferida dos meus alunos, que é o recreio com almoço e tudo e eu faço parte dele. Beijinhos.Romilda
Acreditar no amanhã,nos possibilita,coordenar nossas ações,nossos sentimentos,para que possamos levar para a sala de aula,confiança,segurança e que a nossa prática pedagógica seja envolvida de harmonia e que possa ser refletida aos nossos alunos,proporcionado condições satifatorias de crescimento pessoal.
AO LER OS TEXTOS PERCIBI A IMPORTÃNCIA DE SER UM PROFESSOR DESAFIADOR. O COMENTÁRIO DA SUPERVISORA ALÉXIA VEIO AO ENCONTRO DO QUE REALMENTE EU PENSO
"SE O QUE A AULA QUE ESTOU MINISTRANDO ESTÁ ATENDO AS NECESSIDADES DOS MEUS ALUNOS"
Postar um comentário