sexta-feira, 30 de maio de 2008

Textos para leitura referentes ao 3º Fórum

Clique nos textos para baixá-los
1º texto
2º texto



14 comentários:

maria ines disse...

Já li os dois textos do terceiro forum e no "O Ensino não é mais o mesmo" do Perrenoud, ele reflete sobre o professor que sonhamos ser com o professor que somos hoje. Ser professor é um desafio e só quem é forte e corajoso para encarar estes dilemas, deve continuar nesta profissão.

Unknown disse...

Ao ler os textos, fui remetida ao que já tenho comigo: nós professores, ao ministrarmos uma aula, devemos ter em mente dois aspctos: gostaria de receber a aula que estou ministrando? Sou o professor que gostaria de ter? Só assim estaremos refletindo e buscando inovar sempre! E é justamente nessas reflexões que devemos parar e analisar se realmente temos perfil para "educar"!

Unknown disse...

Lendo os textos me fixei em uma parte em especial " o prazer de ensinar não se dá sem competências ou sem uma identidade assumida..." Isso nos remete sempre a Paulo Freire que salienta que o educar em sala de aula é um ato político e que o educador além dos conteúdos transmite aos alunos ética, valores morais, postura coerente, legitimando o seu ponto de vista diante dos fatos sociais discutidos em sala. Durante toda a minha vida escolar tive professores que me marcaram, tanto positivamente, quanto negativamente e baseando-me em ambos procuro fazer a diferença para que meu aluno.

Unknown disse...

O professor tem que desenvolver suas habilidades e competências, para melhor enfrentar os problemas que surgem no dia a dia. Sabemos que vários fatores faz com que a sociedade mude e a escola tem que acompanhar estas evoluções, para melhor atender sua clientela.

mirivan disse...

A partir dos dois textos lidos, podemos perceber a importância de adequarmos as necessidades reais de nossos alunos às práticas docentes do dia a dia, acreditando na educação como fator de mudanças sociais imprescindíveis para o real desenvolvimento da cidadania."Afinal, a escolaridade só tem sentido se o essencial do que nela se aprende, possa ser investido fora dela, paralelamente ou mais tarde."(PhilippePerrenoud).

Unknown disse...

Gostei da leitura dos dois textos, porque eles falam de mudanças, inovações na educação reforçando a necessidade de buscar novas práticas pedagógicas para inserir o aluno em um campo de experiências proporcionando uma pluralidade de conhecimentos culturais,sociais, educacionais, politicos e éticos.

Educar para cidadania disse...

PROFESSORA ANA TERESA DISSE...
COLOCO ALGUMAS QUESTÕES QUE CONSIDERO CONCLUSIVAS PARA A REFLEXÃO FINAL DO FORUM III, APÓS LEITURAS E DEBATE:
-O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊS A PROPOSTA DO PDE ESCOLA , COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO?
-QUAIS OS IMPACTOS ,ESPERADOS PELA EQUIPE,DA FCS NO PROCESSO ENSINI-APRENDIZAGEM?
-DE QUE MANEIRA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REPERCUTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COTIDIANA DO PROFESSOR?
-VOCÊS ACREDITAM QUE O ENFOQUE DADO A FCS ARTINGIRÁ OS CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR (ENSINO-APRENDIZAGEM/GESTÃO DE RESULTADOS)PROPOSTOS NO PDE ESCOLA?DE QUE MANEIRA?
-EM QUAIS ASPECTOS O IQSA CONTRIBUI COM SUA GESTÃO DA SALA DE AULA?

Simone disse...

Acredito que o ser humano possui capacidades, habilidades e talentos diferenciados, portanto, é preciso saber descobrir ou mesmo,
criar oportunidades para que floresçam de uma forma tranquila
todas essas capacidades existenciais do homem.
E partindo daí o trabalho pedagógico, tornara mais oportuno, propiciando uma interação entre
sugeito e ação

Unknown disse...

Os dois textos me fez pensar:
A situação atual que vivenciamos, é
necessário uma re-construção do pensar, do agir,
do ensinar, do buscar,novas práticas pedagógicas,
que levam à integração de conteúdos
que visem a construção da reflexão
crítica do aluno. Somente neste sentido que obteremos
cidadãos verdadeiramente conscientes e participativos.

Professora roberta disse...

O texto nos proporciona uma ótima reflexão acerca da prática das competências e habilidades no contexto escolar e nos proporciona uma reflexão de nossas práticas diárias.
Roberta

Unknown disse...

Após a leitura dos textos e a fala dos Professores Otaviano e Maria Rita pude perceber uma nova visão na postura do professor em sala de aula. A fala da Ana Teresa foi muito viavel , fazendo com que nos professores refletissemos quato ao nosso trabalho que está sendo realizado na Escola.

Unknown disse...

Ao ler os dois textos, e após ouvir vários comentários;me fêz refletir ainda mais sobre tudo que acredito e vivencio no meu dia a dia.Que o professor não é só aquele que tem o diploma..é aquele que dá as suas experiências, os seus fracassos, as suas vitórias.,aquele que passa o sentimento do bom o que já passou..no mundo das modernidades, sabemos que ainda temos pessoas morrendo de fome, você já sentiu o estomango roncando, você já viu o seu pai bebado espancando sua mãe, o seu irmão menor,seu pai tendo relações sexuais com sua irmã? o dependende de drogas louco sem o produto que o faz se sentir gente.Aquele aluno que já foi na escola levando os seus matérias numa sacola de plástico,com o estomago vázio pois em casa não tinha o que comer...E SÃO ESSAS PESSOAS QUE SÃO OS VERDADEIROS PROFESSORES DA VIDA REAL.Por que eles não estão lendo nas páginas de livros, eles estão sentindo na pele, como disse o Professor Otaviano, com os pés no chão, que não precisa de equipamentos, vídeos para mostrar e ensinar o que a vida tem. ME admira alguns professore como a Marcinha do pré. ao levar os seus alunos para verem os mandaruvar da escola, a transformarem em borboletas que não precisou de nenhum equipameto e sim observou na propria natureza.Olha amigos, mas ainda eu admiro a Aninha nossa diretora, quando ela disse que temos que ser atores, mas atores de verdade ir no fundo e buscar o papel verdadeiro do educador com conteúdos com vontade e não com vantagens...Tenho muito mais a falar só que agora é a hora preferida dos meus alunos, que é o recreio com almoço e tudo e eu faço parte dele. Beijinhos.Romilda

Unknown disse...

Acreditar no amanhã,nos possibilita,coordenar nossas ações,nossos sentimentos,para que possamos levar para a sala de aula,confiança,segurança e que a nossa prática pedagógica seja envolvida de harmonia e que possa ser refletida aos nossos alunos,proporcionado condições satifatorias de crescimento pessoal.

Unknown disse...

AO LER OS TEXTOS PERCIBI A IMPORTÃNCIA DE SER UM PROFESSOR DESAFIADOR. O COMENTÁRIO DA SUPERVISORA ALÉXIA VEIO AO ENCONTRO DO QUE REALMENTE EU PENSO
"SE O QUE A AULA QUE ESTOU MINISTRANDO ESTÁ ATENDO AS NECESSIDADES DOS MEUS ALUNOS"